Tutorial Rails Girls sobre compartilhamento remoto

Created by Ed Drain, @SoldierCoder
Traduzido por Bomfim Jr, @bomfimjr_

Por que compartilhamento remoto é tão formidável?

Primeiro as primeiras coisas. O que me motivou a escrever este tutorial? Se você está lendo ié porque está consciente do poder do Rails Girls. Mas, caso tenha dúvidas sobre este poder, vou lhe dar alguns fatos. Rails Girls é uma organização que intruduz as mulheres no desenvolvimento web com Ruby on Rails. Para muitas mulheres ao redor do mundo, isso é uma poderosa experiência emocional que mostra que elas podem criar algo novo para a web e que elas podem contar com a ajuda de outras mulheres que já se envolveram com a tecnologia.

Eu disse “ao redor do mundo”, não disse? Realmente, Rails Girls está em todos os continentes e em mais de 130 cidades! Eu sei que isso só se tornou realidade graças a generosidade do Ryan Bates (@RBates), eu mesmo tive a honra de distribuir cupons gratuitos do Railscasts, durante três meses para muitas destas cidades. Isso faz parte dos objetivos do Rails Girls – proporcionar as mulheres de todo mundo, ainda que se encontrem em circunstâncias adversas, a possibilidade de estudar e com seu próprio esforço e dedicaçar alcançar o sucesso – em um emprego bem remunerado e onde sejam respeitadas por suas criações.

Mas, por que compartilhamento remoto é tão formidável?

Compartilhamento remoto é tão formidável porque pessoas podem contar com ajuda de outras pessoas mais experientes sem nem menos estarem próximas a elas. Eu sei disso, porque como treinador do Rails Girls Summer of Code, eu morava na Virginia e treinava times que moravam em Londres e na Pennsylvania. Se não existisse compartilhamento remoto eu teria que pegar um avião ou dirigir por doze horas apenas para mostrar como escrever um “hello, world!” em um exemplo de app!

OK, Estou convencida! O que eu preciso para participar de um compartilhamento remoto?

Como instalar Madeye?

  1. Instale Node.js

  2. Se estiver usando Linux/MAC, abra o terminal e execute o comando:

curl https://madeye.io/install | sh

Se estiver usando Windows abra o prompt e digite o comando:

npm install -g madeye

 3. Pronto! Madeye está instalado!

 4. A seguir, no terminal, vá ao diretório que você deseja compartilhar e digite madeye.

 5. Madeye vai mostrar, no terminal, o URL para compartilhamento com as suas companheiras de equipe e todas podem abrir o endereço nos seus navegadores e começar a editar o código.

Estando em modo de compartilhamento no navegador, você e seu treinador poderão ver no lado esquerdo da tela seus ícones em diretórios, sub-diretórios e arquivos. Navegando pelos arquivos você será capaz de visualizar o curso do seu treinador enquando ele edita os arquivos e vice-versa. É muito fácil!

Alternativas para Madeye

Eu, autor deste tutorial, acredito que Madeye é o melhor programa para compartilhar programação remota. Contudo, esse tutorial expressa minha opinião e é minha contribuição para você leitora e para suas possíveis companheiras de compartilhamento. Mas, indico um link onde você encontrará outras opções de softwares de compartilhamento: PairProgramWith.Me. Espero que você possa encontrar um ótimo caminho para você e suas companheiras de programação em pares.

Considerações finais

A comunidade Ruby é um bom exemplo de pessoas que ajudam outras pessoas. Basta olhar para as pessoas laureadas todos os anos com o título de Ruby Heros para constatar esta afirmação. Quão grandioso e generoso seria o mundo, se todos nós compartilhassemos um pouco do nosso conhecimento com pessoas em busca de conhecimentos. Isto seria como estar em um mundo que refletisse a palavra mais comum, que provavelmente você ira ouvir nas reuniões locais Ruby/Rails: “MINSWAN” – Matz é bom, então nós somos bons! Vamos começar a ser boms com os outros