Pós-evento: Como Continuar Programando

Criado por Daniel Puglisi, @danielpuglisi Traduzido por Joana Souza, @sspjoana

Este guia foi escrito originalmente para o evento Rails Girls Basel e publicado no blog pessoal da Daniel Puglisi.

Infelizmente (!) o evento já terminou e eu escrevi esse post para ajudar a encontrar a melhor maneira para continuar a aprendizagem de como aprender a programar!

Há 4 passos os quais eu sugiro e encorajo você à realmente levá-los ao seu coração e colocá-los em prática.

Originalmente esse artigo foi planejado como uma palestra para o encerramento do evento Rails Girls Basel, porém as garotas estavam tão focadas no código que nós não queríamos interrompê-las. :)

Então aqui vai:

1. Continue Programando

Dominar uma habilidade requer constante repetição e perserverança. Isso também se aplica à programação. Eu encorajo você a repetir o tutorial Rails Girls, o qual nós utilizamos no evento e tente explorá-lo um pouco mais.

Após isso, aqui estão alguns materiais gratuitos e pagos os quais irão ajudá-la a levar as coisas para o próximo nível:

Cursos

Livros

Screencasts & Videos

MOAR

Se você tiver quaisquer outros bons materiais, diga-me para que eu possa adicioná-los na lista.

2. Construa algo real

Construir algo real significa que você deve tentar criar algo que será útil no final. A parte mais difícil será achar um projeto real. Se você não tiver ideias, tente pensar em algo que realmente lhe chateia. Você tem que usar alguma coisa no seu dia-dia que lhe irrita? Escreva uma aplicação para isso e tente resolver essa dor. Desse jeito você irá se motivar mais do que apenas seguir tutoriais.

E não se esqueça de mostrar a sua aplicação para os seus amigos e o mundo. Peça por feedback e continue aprendendo.

Se você ainda tiver problemas em achar algo em que possa trabalhar, eu tenho uma ideia para você: Contrua um site do Rails Girls para a sua cidade ou país. Na Suíça nós incentivamos as garotas para trabalhar no nosso site suíço do Rails Girls: railsgirls.ch.

3. Entre em contato

É sempre mais fácil quando você tem alguém para perguntar. Com isso em mente, saia e ache alguém com quem possa conversar. Agora é a melhor hora para isso, porque você acabou de conhecer um monte de pessoas com o mesmo espírito mais ou menos no mesmo nível que você. Há várias formas de se comunicar hoje em dia, e.g. sediar um encontro local, usar Google Talk, criar um grupo no Facebook ou escrever uma boa e velha carta :)

Da minha experência, conhecer algumas pessoas as quais possuem os mesmos interesses que você é uma das partes mais importantes. Tente convencer algumas pessoas de que programação é divertido. Se você tiver um irmão ou irmã, mostre a eles o que você aprendeu. Ou mostre aos seus pais, crianças ou amigos. Apenas tente criar um círculo de pessoas com os mesmos interesses em programação e tecnologia.

Tente também encontrar alguém como mentor. Programar pode ser bem intimidador em alguns momentos, conhecer alguém que tenha mais experiência e possa lhe ajudar nos seus problemas pode se tornar algo útil. Por exemplo: perguntar a alguns dos treinadores que participaram do evento.

Se você não tiver tempo de sediar um meetup, tudo bem. Há alguns grupos que você pode participar:

Essa lista é relacionada a Suíça e foi apenas utilizada como um exemplo, peça os organizadores e treinadores do seu evento uma lista com os grupos locais e meetups.

Uma das garotas no evento Rails Girls Basel (obrigada) Helena!) teve a ótima ideia de que poderíamos criar uma lista com todos os participantes, tutores e organizadores do evento. Nós criamos essa lista e está no Github agora, confira aqui. Sinta-se a vontade de forkar o repositório e ajustá-lo para as necessidades do seu evento Rails Girls.

Tente configurar essa lista para o seu evento também, desse jeito fica mais fácil de manter o contato com todos, do que apenas as pessoas que dividiram a mesma mesa que você. Se você não sabe como, peça a algum organizador do evento se ela/ele poderia fazê-lo.

4. Divirta-se

Por último mas não menos importante, divirta-se. Se você não se diverte programando, então é bem provável que essa não seja a coisa certa para você. Mas essa é a mesma história para toda profissão ou hobby. Não é apenas para tópicos relacionados a tecnologia. Mas se você leu esse tutorial todo, acho que você é perfeita para programar, caso contrário você não estaria aqui, em primeiro lugar ;)

Então, se você gostou do workshop e do evento - você está no lugar certo.

Se você tiver mais perguntas, não hesite em fazê-las. Você pode mandar via twitter ou email. Pergunte aos organizadores e tutores do seu evento pelo email deles e se eles gostariam de lhe ajudar.

É isso, continue programando e vamos construir o futuro!

5. Mais materiais